Costa de Caparica acolhe encontro de peritos em alterações climáticas

Noticias

Costa de Caparica acolhe encontro de peritos em alterações…

medioambiente

A Câmara de Almada integra o projecto europeu Clima do Atlântico Norte – NAClim (North Atlantic Climate), coordenado pela Universidade de Hamburgo.

O consórcio do projecto é constituído por entidades de diferentes países envolvidas na investigação sobre o clima global (Universidades, Institutos de Investigação e Organizações Internacionais), além das cidades europeias de Almada (Portugal), Antuérpia (Bélgica) e Berlim (Alemanha).

A participação de Almada neste consórcio contempla o desenvolvimento de um modelo de alta resolução da ilha de calor urbana aplicado à cidade, um fenómeno que resulta no aumento de temperatura nos ambientes construídos e artificializados e que afecta as zonas mais densas das cidades.

Este fenómeno, aliado à previsível evolução climática em latitudes mediterrânicas, está a amplificar as vulnerabilidades das cidades, estando por esta razão a merecer uma atenção particular dos governos locais e da comunidade científica.

Neste contexto, as alterações climáticas têm constituído uma área de intervenção prioritária no Município de Almada, que, dentro das suas competências, tem procurado adoptar medidas promotoras da resiliência dos seus ambientes naturais e contruídos, que contribuam para um concelho mais próspero.

A abordagem transversal e multi-escala seguida em Almada assenta na integração da adaptação em diferentes planos, projectos e estudos sectoriais, incluindo a protecção civil, a gestão do ciclo urbano da água, o planeamento urbanístico, a protecção da linha de costa, entre outros.

Os resultados preliminares do NAClim projectam um aumento da duração e frequência das ondas de calor, cujos impactos serão agravados pela ilha de calor urbana.

O conhecimento técnico e científico trazido por este projecto está a ser usado no desenvolvimento de soluções urbanas que protejam e reduzam a exposição da população a este stress fisiológico adicional, procurando salvaguardar a saúde e bem-estar dos almadneses.

No seminário que acolhe peritos em alterações climáticas no âmbito do Projeto NACLIM (North Atlantic Climate), meia centena de especialistas de instituições de todo o mundo estão a apresentar cerca de 40 comunicações e a discutir o seu trabalho técnico e científico em diferentes áreas de investigação que abordam as numerosas dimensões dos impactos das alterações climáticas nos ecossistemas oceânicos e nas áreas urbanas.

O evento decorre até sexta-feira, no Hotel Ever, na Costa da Caparica.

Source: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=792523

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica