Vera fotografa as gerações que se cruzam nas ondas da Caparica

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Vera fotografa as gerações que se cruzam nas ondas…

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Um dia de sol à beira-mar na praia da Amoreira, na costa vicentina. Um grupo de amigos surfistas, pais e filhos, em calções de banho, cada um agarrado à sua prancha pousada na vertical. Uma fotografia “à havaiana”, a preto e branco, tirada com a máquina analógica que Vera Azevedo herdou do pai. Nesta “brincadeira” de Verão, a actriz de formação, mestre em antropologia e apaixonada pelo surf, encontrou o mote para um projecto que visa retratar as várias gerações de surfistas da Costa da Caparica, em Almada.

Foi quando revelou o filme que percebeu o que tinha em mãos. Vera, 49 anos, vive a poucos passos da praia onde todos os dias dezenas de homens e mulheres de todas as idades tentam apanhar a melhor onda e ficar em pé na prancha enquanto deslizam sobre a água salgada. “Pensei: era giro fazer isto na Caparica pois há tantos pais e filhos que surfam juntos e tão poucos registos sobre isso.” Nascia assim o projecto Sal e Filhos – Gerações do surf na Caparica, primeiro no Facebook, mas já com direito a site próprio, ainda em desenvolvimento.

A ligação de Vera à antropologia levou-a a querer ir além dos simples retratos, que tira sem grandes preocupações estéticas (até porque não tem qualquer formação em fotografia e ainda está a descobrir-lhe os segredos), tentando registar a história pessoal daqueles “anónimos à procura da onda perfeita”. O objectivo é também “divulgar uma forma de ser e de estar muito peculiar, que alia o desporto e o meio natural”, antes promovida por um “pequeno grupo de entusiastas” que “se iniciaram nesta ‘coisa’ das ondas nos anos 80 do século XX”, mas já partilhada com a segunda geração de surfistas, os filhos, que tomaram o gosto à “imensidão de beleza que é o oceano”.

Vera também se apaixonou pelas ondas. Aos 40 anos, uma amiga desafiou-a a inscrever-se num curso de surf. Praticou durante um ano até torcer o pé numtake off (o movimento rápido em que o praticante se levanta na prancha) mas nem isso a demoveu. “Passei a fazer bodyboard, todos os dias antes de ir trabalhar [faz produção técnica no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, há 20 anos] ou ao fim do dia.”.

Desde que decidiu arrancar com o projecto, a autora fotografou seis duplas, sem contar com os amigos na praia da Amoreira. Por duplas entenda-se pais e filhos ou filhas. Segundo Vera Azevedo, não há muitas mães a surfar com as filhas, comprovando em parte o perfil-tipo do surfista português: sexo masculino, idade média de 28 anos, formação superior e profissionalmente activo. A Associação Nacional de Surfistas estima que existam cerca de 200 mil praticantes, 99% amadores.

Os alvos da máquina analógica de Vera são pessoas que conhece – “quando surfamos muitos anos num local conhecemo-nos nem que seja por partilharmos o mesmo ‘pico'” – ou desconhecidos que ela aborda na praia. Ao princípio, admite, “ficam desconfiados mas depois acham a ideia gira e acedem em tirar fotos”. Outros são amigos que apoiam a ideia “incondicionalmente” e até sugerem outras famílias. “Há quem me contacte através do Facebook a dizer que a ideia é genial e que gostava de ser fotografado. É bonito.”

Enquanto revela fotografias, colecciona histórias. Sabe “episódios curiosos” de surfistas da Caparica que, na década de 1990, “se atreviam na praia do Norte na Nazaré sem logística absolutamente nenhuma e apanhavam valentes sustos”. Voltavam lá mesmo assim. Conhece outros que “iam de carro pessoal para França depois de saírem do trabalho para entrarem num heat [uma fase da competição] do circuito europeu”. Alguns deles, acrescenta, correram os circuitos de surf nacionais e europeus quando eram jovens e agora os filhos seguem-lhes os passos.

Com o Sal e Filhos, Vera Azevedo espera perceber as dinâmicas da comunidade de surfistas da Caparica, cumprindo em parte o objectivo da candidatura que fez a uma bolsa (não atribuída) da Fundação para a Ciência e Tecnologia sobre o impacto do surf nas comunidades piscatórias da Caparica, Ericeira, Peniche e Nazaré. Destas quatro, é a primeira que parece mais votada ao esquecimento, apesar de ser “surfável” durante o ano inteiro, mesmo com tempestade no mar. “A Costa da Caparica parece esquecida junto dos media e parece-me que a questão passa pelo pouco apoio autárquico mas também pela falta de divulgação das boas condições para a prática da modalidade”, considera.

Ainda assim, “parece que, finalmente, a Câmara de Almada percebeu que pode existir um turismo de surf”. Este ano, por exemplo, a autarquia organizou a primeira edição do Caparica Primavera Surf Fest, juntando a modalidade à música na Praia do Paraíso. “A vinda de etapas mundiais à Caparica ajuda mas não é suficiente”. É preciso concretizar infraestruturas previstas no Polis (que o Governo já deu por terminado), que nunca saíram do papel e são “essenciais para garantir uma boa divulgação do surf na Caparica”. E exemplifica: “Nem um duche há na praia, à semelhança de todas as praias na zona de Lisboa”.

Vera Azevedo não vê um fim para o Sal e Filhos. E depois do site, ainda sonha com um livro. Mas para isso quer aperfeiçoar a técnica, investir na qualidade das fotografias, aprender mais sobre a edição – “é o que me dá mais gozo” – e até evoluir para o digital. “Creio que irei dedicar-me a este projecto até conseguir clicar na máquina fotográfica”, brinca. É que, lembra, “há sempre novos pais e novos filhos e novas histórias” para contar.

Source: http://www.publico.pt/local/noticia/vera-fotografa-as-geracoes-que-se-cruzam-nas-ondas-da-caparica-1711399?page=-1

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