Sampaio da Nóvoa nota que é preciso preservar o ambiente e as artes de pesca

Noticias

Sampaio da Nóvoa nota que é preciso preservar o…

costa_caparica_2





O candidato presidencial Sampaio da Nóvoa defendeu hoje a necessidade de se preservarem as tradições das comunidades de pescadores, que dão emprego a muitas famílias, e de se estabelecerem equilíbrios que salvaguardem a natureza.

“É uma preocupação muito forte porque corresponde a um setor tradicional, que dá emprego a muitas pessoas, a muitas famílias. É muito importante preservar muitas destas tradições e tentar encontrar os equilíbrios certos, também no que diz respeito à natureza”, disse António Sampaio da Nóvoa, durante um encontro com pescadores de arte xávega, na Costa da Caparica, em Almada.

“A programação desta atividade para hoje teve muito que ver também com as questões das alterações climáticas, com a cimeira que se está a realizar em Paris, e com uma matriz, que é central na minha candidatura, desde o lançamento da carta de princípios há oito meses, que é a preocupação com as questões ambientais, ecológicas, com a sustentabilidade do planeta, com esta nossa casa comum”, acrescentou.

Sampaio da Nóvia sublinhou, também, a importância da “encíclica do papa Francisco, que teve um papel de despertador do mundo interior para estas preocupações [ambientais]”.

“Julgo que uma parte da crise dos últimos anos, da crise na Europa, da crise no mundo, nos desviou um pouco dessas atenções, centradas sobre outras matérias – no âmbito financeiro, no âmbito económico. É muito importante que nós não deixemos cair esta preocupação com as questões ambientais, porque o que está em causa é a sobrevivência do planeta, isto é, a sobrevivência de todos nós”, acrescentou.

Durante a visita à Costa da Caparica, em que assistiu à recolha das redes e à fraca pescaria do dia – que, segundo os pescadores não deu nem para pagar o combustível -, Sampaio da Nóvoa ficou a saber que conta com o apoio de alguns homens do mar no ativo e de outros que já não exercem a atividade.

“De todos os que lá estão, o único em que eu posso acreditar, é nele. Acredito neste, vamos lá a ver”, disse à Lusa António Martins, pescador de 43 anos, acrescentando que, depois de quatro anos de governação de direita, não quer ver mais ninguém da mesma cor nos centros de poder, incluindo a presidência da República.




Ao lado de Sampaio da Nóvoa está também o antigo pescador João Maria, de 67 anos, que promete votar em Sampaio da Nóvoa logo na primeira volta das eleições presidenciais, apesar de ser militante do PCP, partido que apoia o candidato comunista Edgar Silva.

“É uma candidatura [de Sampaio da Nóvoa] para ver se nós conseguimos correr com outros. Vou votar no Sampaio da Nóvoa, logo na primeira volta. Eu sou militante do Partido Comunista mas acho que o PCP não tem hipóteses, não tem candidato para lá ir. Por isso, vamos para o voto útil”, disse João Maria.

 http://www.dnoticias.pt/actualidade/pais/556033-sampaio-da-novoa-nota-que-e-preciso-preservar-o-ambiente-e-as-artes-de-pesca
admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica