PROJECTO TERRAS D’ART RECEBE LUZ VERDE DO PROGRAMA ESCOLHAS
O presidente da Junta de Freguesia, José Ricardo Martins e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Almada, Joaquim Barbosa, assinaram ontem o protocolo do projecto Terras d’ART do Programa Escolhas, na qualidade de, respectivamente, entidade promotora e gestora desta iniciativa.
Acompanhados da coordenadora do Terras d’ART, Karina Ismael, ambos os responsáveis formalizaram assim, em cerimónia que decorreu no Centro de Exposições e Congressos de Lisboa da FIL, o projecto que arrancará já a 1 de Março.
Na sessão, que contou com a presença do ministro-adjunto Eduardo Cabrita, da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino e do alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, foram assinados 90 projectos aprovados para a 6ª geração do Programa Escolhas, que decorrerá até Dezembro de 2018 e que vão envolver, em cada ano, 22.600 crianças e jovens de contextos vulneráveis de 54 concelhos.
O projecto Terras d’ART pretende aliar, três componentes de acção: educação, arte e cultura e tecnologias de informação que visam a ocupação, educação/formação e a participação cívica e comunitária. A ideia central é a criação de um espaço livre (pólo de expressão artística e cultural) que intervirá na sua implementação, dinamização e avaliação, com crianças jovens e comunidade.
O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações – ACM, IP, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.