Concessionários esperam que nadadores salvadores sejam em número suficiente

Noticias

Concessionários esperam que nadadores salvadores sejam em número suficiente

João Carreira presidente da Federação Portuguesa dos Concessionários de Praia espera que este ano situações como esta não voltem a acontecer. “O ano passado tivemos uma listagem de 40 nadadores-salvadores para fornecer, só um estava disponível e não era todos os dias”. João Carreira, que tem duas concessões na Praia da Caparica lembra que quem quer exercer estas funções são essencialmente estudantes, “há medida que acabam as aulas vamos preenchendo as necessidades”, mas o problema é recorrente.

Em Portugal serão precisos à volta de mil nadadores salvadores e o número dos que estão certificados pelo Instituto de Socorros a Náufragos, é muito superior. “Existem 8566 nadadores salvadores certificados”, garante o comandante Pedro Coelho Dias porta-voz da Autoridade Marítima.” Há 10 escolas que estão a dar cursos e houve 343 formandos”.

As praias são obrigadas a ter nadadores salvadores apenas quando em cada uma delas começa a época balnear. Nalgumas praias do Algarve e em Cascais já há nadadores salvadores mas isso não acontece no resto do País, onde a época balnear inicia mais tarde.

João Carreira que tem 2 concessões na Costa da Caparica já conseguiu contratar nadadores salvadores mas defende uma solução concertada para evitar acidentes.”Devia haver um entendimento entre todas as entidades, nomeadamente com as câmaras municipais e, se calhar, fora da época balnear, ter equipas de nadadores-salvadores a circularem nas praias”.

A Autoridade Marítima lembra que tem feito campanhas sucessivas a alertar para os cuidados a ter com o mar.

http://www.tsf.pt/sociedade/interior/concessionarios-esperam-que-nadadores-salvadores-sejam-em-numero-suficiente-6260416.html

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica