Seminário Arte Xávega – Território, Tradição e Futuro

Noticias

Seminário Arte Xávega – Território, Tradição e Futuro

O secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e o presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Joaquim Judas, participam na sessão de abertura do seminário «Arte Xávega – Território, Tradição e Futuro».

Esta iniciativa, promovida pela CMA, realiza-se no dia 8 de junho, 5ªfeira, a partir das 9h, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), na Costa da Caparica.

Ao longo do dia, vários oradores convidados vão abordar temas como a «Arte Xávega – Valorização Económica e Economia do Mar», a «Arte Xávega, produto cultural e turístico» e «Lançar a rede para o futuro – cenários e estratégias».

A partir das 18 horas, após a sessão de encerramento, vai ser possível assistir a um lance da Arte Xávega na Praia Nova, nas Costa da Caparica.

Inscrições online
A participação é gratuita, mas obrigatória, no site da Câmara Municipal de Almada: inscrição online.

Defender e valorizar da Arte Xávega
Promover a defesa e a valorização pública da Arte Xávega, enquanto pesca artesanal, em estreita colaboração com os agentes económicos, sociais, culturais e territoriais envolvidos, são os objetivos da CMA, ao promover este seminário.

Arte Xávega, um Património Cultural Imaterial
A Arte Xávega é uma técnica de pesca tradicional que consiste na utilização de uma rede de cerco envolvente que é lançada ao mar e posteriormente puxada para terra.

Praticada noutras regiões do país, foi trazida para a Costa da Caparica por comunidades piscatórias de Ílhavo e Olhão, que assim povoaram o lugar e lhe conferiram características específicas em função das praias e do mar da frente atlântica de Almada.

Faz parte do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial desde 16 de fevereiro de 2017, mediante uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Almada à Direção Geral do Património Cultural.

Organização
Câmara Municipal de Almada

Colaboração
Centro de Arqueologia de Almada

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica