Metro Sul do Tejo com alargamento ate Costa de Caparica

Noticias

Metro Sul do Tejo com alargamento ate Costa de…

O primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se com os presidentes das Câmaras do Barreiro, Seixal e Almada, estando ainda presentes os ministros do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do Mar, Ana Paula Vitorino, e apresentou projetos para o desenvolvimento da região Sul do Tejo. Em notícia avançada pelo Diário de Notícias revela-se que esta região terá uma nova ponte, a ligar o Seixal ao Barreiro, um terminal de contentores, tendo sido ainda discutida a possibilidade de se prolongar a rede do Metro Sul do Tejo.

Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro, referiu que o terminal de contentores “será construído em frente aos atuais territórios industriais da ex-CUF/Quimigal”. Com este terminal, será então possível retirar os contentores do terminal de Alcântara, em Lisboa, havendo garantias de que “o novo terminal de contentores é para avançar” e “é para estar concluído rapidamente”. O autarca explica igualmente que para este efeito “foi constituído um grupo de trabalho com a câmara municipal, a administração do Porto de Lisboa e o ministério [do Mar]”, cita o Diário de Notícias.

Relativamente à ponte que vai ligar o Seixal ao Barreiro, sabe-se que o investimento será na ordem dos quatro milhões de euros e que com esta infraestrutura será possível reduzir a atual distância de 16 quilómetros para 400 metros.

No que concerne ao Metro Sul do Tejo, o autarca de Almada, Joaquim Judas defende que “com o alargamento ao Seixal em cima da mesa, queremos também que seja enquadrado o alargamento à Costa de Caparica”. Assim, durante este encontro entre Governo e autarcas foi também anunciada a constituição de um grupo de trabalho para estudar o prolongamento deste meio de transporte.

por: Miguel Pedras
http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=56932
admin
9 COMMENTS
  • Donzilia Fernandes
    Responder

    A ser verdade esta é uma das melhores niticias que podia-mos receber. Por mim fico extremamente feliz porque não queria partir deste mundo sem ver a Costa de Caparica aberta ao mundo e a Lisboa. Eu sentia-me presa sem transportes publicos á altura de poder ir a Lisboa e chegar á Costa sem ser de Táxi. Além de ficar muito caro muitas vezes ficamos em terra porque nem Táxis existem. Já é tempo de a Costa de Caparica sair do isolamento em que estava. Quem como eu não tem carro próprio era quase morrer num isolamento total. A ser verdade esta noticia há que pedir á Junta de Freguesia da Costa que comemore esta noticia com a sua população. Por mim irei saber da veracidade desta noticia e poder transmiti-la. A Cãmara Municipal de Almada deve dar esta noticia na pessoa do senhor Presidente Joaquim Judas. Como moradora e votante nesta Freguesia e porque defendo e amo a Costa de Caparica como se fosse a terra onde nasci. Venho para aqui desde os meus 15 anos e já tenho setenta, moro cá há muitos e os meus filhos vieram para cá com três anos de idade para fazerem praia e Bodyboard. Tenho um filho o mais velho que todos conhecem como o grande impulsionador do Bodyboard o Nuno Fontinha neste momento gere a Miramarbbodyshop. . Quero agradecer ao senhor Presidente da Câmara de Almada Joaquim Judas por dar andamento ao que tanto o povo desta Freguesia tanto expirava. O Seu Metro. Temos mais outras prioridades mas tudo a seu tempo. Venha agora o METRO para nos tirar deste isolamento. Até para ir a Almada é um sacrificio porque os transportes são caros e poucos, ficando sempre mais dificil ir ver algum espectáculo á Cidade da Arte que é Almada. Obrigada a todos. Vamos todos festejar esta noticia. Vamos defender para que se concretize esta belissima noticia e que seja breve.

    1. Charnequeiro
      Responder

      E tem muita sorte com o que tem na Costa. Se vivesse na Charneca de Caparica estaria muito pior servida de transportes e de tudo o que, em geral, qualifica a vida das populações. Meteram cá uma autoestrada que ainda mais veio dividir o território e nem das portagens nos isentaram. Chiça. E já agora: se o Metro for prolongado até à Costa é por decisão do governo, a cujo cargo estarão as obras, isto sem querer minimizar a luta da câmara por esse objectivo. Metro até à Charneca só lá para o ano 3000. Parabéns

      1. Carlos Lopes
        Responder

        A charneca isolada?? A única coisa que não existe ai em cima é as finanças…de resto tem tudo!! Escolas primarias, segundarias, colégios, bancos, restaurantes, comercio local, praça ( bem melhor do que a da Costa) e acessos ás praias!! Transportes… se acha que é má servida, é porque não vive na Costa…então no inverno…uiui…. Quanto ao METRO ele vir até á costa devia de ter sido o projecto inicial e único objectivo de o fazerem, pois só o dinheiro que podem fazer no verão quase que paga as obras a médio prazo!! Mas pronto…servir 150 universitarios é mais importante do que a população de uma cidade….

    2. Joaquim Silva
      Responder

      Não seja mentirosa que não há isolamento, existem autocarros

    3. Lídia Oliveira
      Responder

      Não se entusiasme tanto é leia melhor o que está escrito, em especial o último parágrafo (claro!)…ainda só está “em cima da mesa a possibilidade” e “ainda vão constituir uma comissão (mais uma!)”… #ohbalhamedeus

  • Jorge Lopes
    Responder

    Vao extender o ruido por mais quilómetros ;( Podiam pensar numa opção autocarros electricos, de fácil expansão e já com um corredor exclusivo 😉

  • Eduardo Augusto Marciano Caeiro
    Responder

    É necessário prolongar os dois destinos: um até a baia do Seixal e o outro até a Costa de Caparica!

  • Firmino Lourenço
    Responder

    Podera a ser verdade mas como eu já houvi falar nisso á tantos anos que só acredito quando estiver tudo pronto é preciso não esquecer que este ano á eleições

  • Luzia S. Silvestre
    Responder

    Eu também já ouça esta história à muito tempo, já a minha filha fez 25 anos estava grávida dela quando vi umas maquettes do projecto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica