Polícias apostam em equipas especializadas no apoio aos turistas

Noticias

Polícias apostam em equipas especializadas no apoio aos turistas

São agentes da PSP ou militares da GNR que falam mais do que uma língua e que tiveram formação específica para o serviço

Pela primeira vez, a GNR lançou o programa Turismo Seguro, com a criação de equipas de militares especializadas, com cada elemento a ter a capacidade de falar mais do que uma língua estrangeira e de abordar os visitantes para passar informação útil e conselhos de segurança. “Só no Algarve temos seis dessas equipas”, adiantou ao DN o porta-voz do comando geral da GNR, major Bruno Marques, acrescentando que em Lisboa e Setúbal há mais equipas dessas. “Em Lisboa cobrem as zonas de Sintra e Ericeira. Em Setúbal fazem Costa da Caparica e Sesimbra. No Algarve cobrem Albufeira e Vilamoura”. Nestas zonas balneares, e durante os meses de julho e agosto, fazem patrulhamento conjunto com militares da Guardia Civil espanhola e da Gendarmerie Nationale francesa que dão um acompanhamento mais personalizado aos seus cidadãos que se encontram de férias em Portugal.

Não é só o domínio do inglês, francês ou castelhano que distingue estes militares. Como exemplificou o porta-voz da Guarda, “devem informar os visitantes para terem atenção às burlas na internet, a saberem onde se localiza o quartel da GNR mais próximo e os parques onde podem estacionar o carro”. Recentemente, o comando de Setúbal organizou um seminário sobre turismo e segurança. “Tem havido mais ações de formação noutros comandos sobre o tema”, referiu o major Bruno Marques.

A PSP tem o programa Portugal Safer Place, com patrulhamento direcionado nos locais turísticos assegurado por polícias fluentes em uma ou mais língua estrangeira e carros identificados com um logo próprio. À semelhança da Guarda, a PSP também está a fazer patrulhas conjuntas com efetivos do Corpo Nacional de Polícia de Espanha e com a Polícia Nacional de França.

A polícia está também presente nos aeroportos nacionais para distribuir panfletos com informação útil aos turistas e difunde também cartazes nas redes sociais, em várias línguas, com alertas e conselhos de segurança.

Os crimes mais frequentes no Verão são, na área da PSP, o furto no interior dos carros e os furtos simples (sem violência, de carteiras, por exemplo). Na área da GNR são as ofensas à integridade física (agressões), ameaça e coação, difamação, calúnia e injúria, dano, violência doméstica e burlas. No período de junho a setembro de 2016, o distrito com mais participações à Guarda por agressões foi o Porto (637 casos), logo seguido de Braga (413), Aveiro (386) , Faro e Setúbal (383 casos cada). Na violência doméstica, o Porto também liderou (775), seguindo-se Braga (476), Aveiro (458), Setúbal (389) e Faro (342).

As duas forças de segurança estão em alerta máximo no Algarve e com um reforço “qualitativo e substancial” este Verão, como qualificou a ministra da Administração Interna. No caso da GNR, o distrito de Faro tem em permanência 1270 militares que são reforçados nesta época com mais 204 colegas (incluindo seis equipas a cavalo e cinco com cães) e mais 450 elementos da Unidade de Intervenção que serão destacados para os grandes eventos previstos para a região como concentrações de motards, festivais de música ou feiras medievais, entre outros. A PSP conta atualmente com 879 elementos no Algarve e, entre 19 de junho e 17 de setembro, vai contar com mais 29 equipas do Corpo de Intervenção da Unidade Especial da Polícia e quatro equipas de Intervenção Rápida distribuídas entre Faro e Portimão.Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, diz que “gostava de ver a presença das forças de segurança na região ao longo do ano, de outubro a maio, correspondente à evolução turistica”. Por exemplo, em maio deste ano ocupação foi de 75% e em outubro do ano passado foi de 80%.

http://www.dn.pt/portugal/interior/policias-apostam-em-equipas-especializadas-no-apoio-aos-turistas-8621306.html

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica