Javalis ameaçam saúde pública
Os javalis têm-se reproduzido em várias zonas do País e estão mais próximos da população para encontrar água e comida. No entanto, de acordo com o Diário de Notícias, as autoridades estão preocupadas com a saúde pública.
Eduardo Correia, do Sindicato dos Médicos Veterinários, indica que estes animais são portadores de tuberculose e podem colocar a vida humana “em risco”. Facto confirmado pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária que revela que 7% dos javalis abatidos entre 2011 e 2016 tinha a doença.
José Manuel Batista, dirigente do Movimento Caçadores Mais Caça, diz ao DN que deixou de comer javali quando se apercebeu que um dos animais abatidos na montaria era portador de tuberculose. “O problema é que nessa montaria a tuberculose deu positivo porque havia um veterinário que analisou o animal, mas grande parte de outras montarias e batidas não têm médico”, alertou.
A falta de médicos veterinários para avaliar os javalis e veados é apontada pelo sindicalista Eduardo Correia: “é um problema de saúde pública e temos que saber como devemos estar organizados, mas receio que não estejamos a fazer um bom trabalho, sobretudo na raia”.
Jorge Cid, bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, considera que este é um problema grave, afirmando que já existem casos de transmissão para espécies pecuárias.
Javalis invadem praias da Arrábida
Recorde-se que este Verão, Jorge Cadete, antigo jogador de futebol, partilhou várias fotografias de javalis numa praia em Setúbal. Em Setembro, na mesma região, um restaurante ficou destruído depois de ser invadido por um grupo de javalis.