Petição pede visita do Presidente da República ao Bairro do 2.º Torrão

Noticias

Petição pede visita do Presidente da República ao Bairro…

Uma petição que conta com 430 assinaturas solicita a visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao Bairro do 2.º Torrão, na Trafaria, para verificar as condições em que residem cerca de 3000 pessoas, sendo mais de 200 jovens neste bairro de génese ilegal no concelho de Almada.

A petição é assinada por Alexandra Gonzalez Rodrigues Leal, aka ‘Xana Banana’, presidente, fundadora e coordenadora da Associação Cova do Mar, e foi lançada a 19 de Janeiro deste ano, reunindo já 430 assinaturas.

Nesta, é solicitada a presença do Presidente da República para visitar a «Cova do Mar» que funciona no equipamento Fábrica dos Sonhos, e o Bairro do 2.º Torrão, de origem ilegal, para verificar a falta de condições em que estes vivem há vários anos.

«Estivemos de 56 horas seguidas sem electricidade, nós na Fábrica dos Sonhos (centro comunitário de licença em curso) e eles, crianças que vivem na área da Fábrica. Estamos num bairro “ilegal” mas feito de seres humanos que tal como nós, pagam impostos, nasceram neste mundo e se servem dos mesmos direitos que outros. E escrevo-lhe este pedido de ajuda em desespero do que é ver, assistir e dar apoio a crianças e jovens que dia após dia vêm os seus direitos humanos violados.

São 3.000 pessoas a viverem aqui, mais de 200 jovens. Não existe electricidade legal, a água que corre não é abundante, não temos saneamento básico, chove em muitas das casa e quartos. Existem ninhos de carraças, pulgas e ratazanas também nas ruas, confesso que dentro da Fábrica também estamos sujeitos aos “Ratatouille” que não cozinham mas que comem tudo o que encontram pelo caminho…

Estamos na outra margem do rio Tejo, de frente para Algés, onde podemos todos os anos assistir de longe ao NOS ALIVE, cuja luz dos 3 dias de festival abafa por completo a falta de luz que existe ano após ano, no nosso bairro. Estamos na Trafaria, ao lado da praia de São João da Caparica. Quase ninguém sabe que estamos aqui, e já estamos aqui há 40 anos.»

Alexandra Gonzalez Rodrigues refere ainda que «o Inverno é rigoroso aqui: 9ºC em cima do Rio Tejo, com cheias por todo o lado», a falta de electricidade que torna o aquecimento impossível e dificulta o estudo «e à entrega de trabalhos escritos à mão porque sem electricidade o PC não funciona».

«Se puder ajudar, e tiver saudades de leccionar, preciso também de professores voluntários e seria um privilégio poder tê-lo na Fábrica dos Sonhos! Mas a missão era mesmo trazê-lo até aqui…».

Petição disponível em: PETIÇÃO

ALMADA – Petição pede visita do Presidente da República ao Bairro do 2.º Torrão

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica