20 famílias da Costa da Caparica despejadas para dar lugar a empreendimento turístico

Noticias

20 famílias da Costa da Caparica despejadas para dar…

No final do ano passado, cerca de 20 famílias, mais de 100 pessoas, que habitam na Rua Catarina Eufémia, Rua Mestre Romualdo e Rua Manuel Agro Ferreira, foram informadas pelo seu senhorio de que existia alguém interessado na compra do conjunto habitacional onde vivem.

São, ao todo, 28 casas, que foram adquiridas, pelo montante total de 1 150 000 €, por um fundo imobiliário australiano, o Acacia Point Capital Advisors. Os moradores foram confrontados com a possibilidade de comprarem a sua habitação, contudo, quem ali vive não tem condições financeiras para fazer face aos valores em causa. Há jovens casais e crianças, mas há, também, muita gente já reformada e a viver de baixos rendimentos.

No dia 29 de dezembro de 2017, o comprador revelou as suas intenções através de uma notícia publicada no seu site(link is external): ali irá nascer um empreendimento turístico.

De acordo com o Bloco de Esquerda de Almada, “quem ali vive, nalguns casos, há mais 40 anos não pode continuar desprotegido e é obrigação do executivo camarário agir em defesa dos munícipes que representa”.

A estrutura local do Bloco está, “desde a primeira hora, a acompanhar a situação”, sendo que já tinha “alertado para a probabilidade de ser este o destino daquelas que casas”.

“Não compreendemos a passividade do executivo PS/PSD e da Câmara Municipal de Almada em relação a esta situação”, escreve o Bloco de Almada em comunicado, adiantando que “torna-se cada vez mais evidente a premência da revogação do Regime de Arrendamento Urbano, aprovado e imposto pela mão de Assunção Cristas e do CDS durante os quatro anos do governo de Passos Coelho”.

Conforme lembram os bloquistas, esta é a lei que o próprio fundo imobiliário elogia:

O lado da procura de espaço da equação de investimento é forte, e, juntamente com as mudanças favoráveis à lei de arrendamento urbano e às quebras de imposto sobre o IVA que foram introduzidas para beneficiar a construção e a demolição, cria oportunidades de investimento em reabilitação urbana residencial e turística em Lisboa e no Porto incríveis. Temos grandes oportunidades em 2018.

https://www.esquerda.net/artigo/20-familias-da-costa-da-caparica-despejadas-para-dar-lugar-empreendimento-turistico/53590

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica