Peixe é atração na fonte junto ao mar

Noticias

Peixe é atração na fonte junto ao mar

Nos finais do século XIX, a sul da Charneca da Caparica, começou a ganhar forma um povoado, com a chegada de alguns pescadores, que ganhavam o sustento graças à arte xávega.

Outras famílias de gentes ligadas ao mar e à pesca acabaram por ali se fixar e assim a Fonte da Telha foi crescendo, encostada à arriba fóssil da Costa da Caparica.




A área é hoje considerada paisagem protegida, após anos em que a velha aldeia de pescadores se transfigurou por completo. O desordenamento urbanístico assenhoreou-se daquela área e criou um cenário caótico.

Em flagrante contraste com a beleza do extenso areal em comunhão com o mar de águas com várias tonalidades e o verde do Pinhal do Rei.

A praia é hoje o cartaz da Fonte da Telha, onde o peixe continua a ser fator de atração gastronómica.




O Retiro do Pescador é o mais antigo dos estabelecimentos de restauração e vai já na terceira geração ao lema da casa, que começou, há seis décadas, a funcionar numa barraquinha de madeira.

É um restaurante sem luxo algum, do género popular, mas com localização magnífica, tão perto do areal está. Nas mesas da esplanada, o pôr-do-sol tem um encanto muito especial, em momentos que podem ainda mais sabor apreciando umas amêijoas à Bulhão Pato, com o irresistível molho de coentros e alho pisado.

As cadelinhas, tão populares na zona; saladinha de polvo ou de choco e um pica-pau podem ser opção. Para, simplesmente, petiscar ou dar início a uma refeição mais substancial.




O peixe, apresentado à mesa, é a escolha mais lógica e a grelha o destino. Sargo, garoupa, dourada, pargo, robalo, carapau e sardinha – a rainha da mesa na época dos Santos Populares – são algumas das eventuais sugestões.

O trabalho na grelha, feito com competência e saber, garante um resultado final particularmente saboroso,

Para duas pessoas é a especialidade da casa: caldeirada à pescador, Um prato tradicional, emblemático e muito apreciado.




Na mesma linha estão o arroz de marisco ou de tamboril e a bem confecionada massada de peixe.

As escolhas cárnicas são diminutas e limitadas a bifes e entrecosto.

Sobremesas habituais. Garrafeira suficiente neste restaurante típico de praia, algo barulhento quando a casa está cheia. Serviço despachado. Retiro do Pescador, na Fonte da Telha, a sul da Costa da Caparica.




Onde fica:
Localização: Av. 1º de Maio nº242, 2825-486 Costa da Caparica (Fonte da Telha/Almada)
Telef.: 21 296 27 25

https://www.tsf.pt/programa/tsf-a-mesa/interior/-peixe-e-atracao-na-fonte-junto-ao-mar-11031849.html

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica