SAIBA COMO VAI SER A NOVA RUA DOS PESCADORES
Apresentação pública do projecto de requalificação
O projecto da Câmara Municipal de Almada foi apresentado ontem à noite no auditório Costa de Caparica, perante uma plateia numerosa e participativa.
Conheça tudo o que vai mudar nesta rua histórica e emblemática da cidade, que teve a sua última intervenção em 1998:
– Área a intervencionar: 600 metros
– Orçamento: 466 mil euros
– Tempo previsto para a execução: 4 meses.
– Data de início: primeira fase deverá começar antes do início do Verão, no entanto está dependente de eventuais constrangimentos alheios aos promotores.
– Tipo de pavimento: lajetas em betão preto e branco.
– Iluminação: reforçada e com lâmpadas led sem que as estruturas criem barreiras arquitectónicas à circulação.
– Esplanadas: decks em madeira, estruturas em aço e coberturas transparentes em vidro e/ou acrílico.
– Trânsito: rua pedonal, com excepção para cargas e descargas com horários a definir por regulamento municipal e veículos de emergência.
– Novas estruturas: pórtico em memória da Casa da Coroa
– Novas regras: criação de um regime específico para esta rua, nomeadamente a serem tidas em conta por comerciantes fixos e ambulantes.
A saber:
– Quem participou no projecto? Responsáveis da CMA e da Junta de Freguesia auscultaram todos os comerciantes antes da execução do projecto.
– A obra vai ser ininterrupta? Não, a obra vai ser faseada.
– Vai abranger o período de Verão? Não, se começarem até lá, serão interrompidas em 15 de Junho e só recomeçarão em 15 de Setembro para não prejudicar a actividade económica.
– Em que fase se encontra a requalificação? Finalização do caderno de encargos e lançamento da obra assim que seja possível promover o concurso público.
– Durante as diversas fases da obra será possível circular na rua e aceder aos estabelecimentos comerciais? Sim, a equipa de projectistas levou esta premissa em consideração e mesmo em fase de obras haverá corredores de circulação e acesso aos estabelecimentos.
Na sessão ide ontem participaram Luísa Ferreira, chefe de divisão de Mercados, Comércio e Espaços Públicos, Gabriel Oliveira, director municipal de Obras, Mobilidade e Urbanismo, nos de Medeiros, presidente da CMA e José Ricado Martins, presidente da Junta de Freguesia.