⚠️Comunicado sobre o Canil de Santo António

Noticias

⚠️Comunicado sobre o Canil de Santo António

⚠️Comunicado sobre o Canil de Santo António

Face às várias questões e preocupações que têm surgido por parte de munícipes em relação ao Canil de Santo António, na Costa da Caparica, a Câmara Municipal de Almada e o Provedor dos Animais do Município de Almada esclarecem:

👉 No dia 12 de agosto de 2020 realizou-se uma visita ao Canil de Santo António por parte do Serviço Veterinário da Câmara Municipal de Almada, do Provedor dos Animais do Município de Almada e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA).

👉 A visita teve o intuito de verificar o estado de saúde dos animais e recolher provas e evidências compatíveis com maus tratos físicos. Foi efetuado o registo de todos os exames, e continuarão a ser realizados os que sejam necessários para complementar a informação no processo. Apesar de se notar alguma negligência nas condições higiossanitárias do local, não foram detetadas evidências de mau estar animal, contudo será feita uma avaliação contínua. Até à data deste comunicado não existem animais com lesões, nem cadelas grávidas.

👉 A retirada de cachorros tem sido feita nos últimos meses pelo Serviço Veterinário Municipais e pelo Provedor dos Animais do Município de Almada, não existindo no momento nenhum animal com menos de 6 meses no local. Desde abril de 2020 foram retirados do espaço 9 animais por se considerar, na altura, que poderiam vir a constituir situação de risco.

👉 Tem vindo a ser fornecida, e continuará a ser, alimentação adequada para os animais.

👉 O proprietário do canil comprometeu-se com não obter mais animais, como informar a Câmara Municipal em caso de doença de algum dos animais. Ao mesmo tempo, comprometeu-se a disponibilizar o acesso total aos animais sempre que Câmara Municipal ou o Provedor dos Animais considerem necessários, independentemente do dia ou hora.

👉 O Serviço Veterinário Municipal comprometeu-se de imediato com a esterilização dos animais, dando prioridade às cadelas que estejam a entrar em período de cio, como forma de prevenir novas ninhadas.

• O Serviço Veterinário Municipal vai também proceder à vacinação antirrábica e identificação eletrónica dos animais, e à recolha de qualquer animal doente que seja identificado durante as vistorias semanais, para que este possa receber o devido tratamento.

• Enquanto o processo judicial decorre, o Serviço Veterinário Municipal e o Provedor dos Animais do Município de Almada realizarão visitas regulares para acompanhamento dos animais, garantindo assim a proteção dos animais, até que haja decisão do Ministério Público.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica