Almada terá regulamento para florestas urbanas
As microflorestas são essenciais para diminuir a poluição atmosférica e a temperatura urbana, para facilitar a absorção e filtragem das águas das chuvas, manter a biodiversidade e valorizar as paisagens.
A sua criação está prevista no Plano Municipal de Arborização, através do qual se pretende melhorar a gestão e conservação do arvoredo, que envolve um protocolo com o Instituto Superior de Agronomia, iniciado em 2020, para identificar e avaliar o património natural do concelho e apontar medidas de gestão adequada.
Nesta reunião foi ainda aprovado o início do procedimento para a atualização do Regulamento dos Mercados Retalhistas Municipais de Almada, que visa contribuir para a modernização e dinamização dos mercados municipais.
O objetivo é adaptar estes espaços aos novos formatos de oferta comercial e às mudanças de comportamentos e hábitos de consumo com foco na sustentabilidade ambiental e na promoção da economia circular, mas também no desenvolvimento da economia local, na captação de novos investimentos e na criação de mais emprego.