IPMA alerta: centenas de caravelas-portuguesas estão a aparecer nas…
Embora muitos as considerem bonitas, as caravelas-portuguesas representam um grande risco para a saúde pública. Segundo o IPMA, “as suas células urticantes são capazes de causar queimaduras severas, mesmo após a morte do animal”. Esta semana, a espécie de gelatinosos foi avistada em várias praias portuguesas, o que fez com que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançasse um alerta.
Já foram registados avistamentos em localidades como Peniche, Póvoa do Varzim, Açores, Costa da Caparica, e mais. Segundo os especialistas, centenas de caravelas-portuguesas estão a dar à costa devido à temperatura mais elevada da água, mudança influenciada pelas alterações climáticas.
Caso encontre um destes animais na praia, nunca lhes toque e avise todos os outros à sua volta, aconselha o IPMA. “Esta é a espécie mais perigosa de gelatinosos que ocorre no País”, afirma o Instituto. E acrescenta: “Nunca é demais alertar para os cuidados a ter em caso de contacto inadvertido com a mesma”.
ler mais: https://www.nit.pt/fora-de-casa/na-cidade/ipma-alerta-centenas-de-caravelas-portuguesas-estao-a-aparecer-nas-praias