Noticias

Noticias

PROGRAMA PRAIA PROTEGIDAASSEGURA VIGILÂNCIA TODO O ANO

PROGRAMA PRAIA PROTEGIDA
ASSEGURA VIGILÂNCIA TODO O ANO

Este programa encontra-se em vigor 365 dias por ano mas é durante a época balnear que atinge o nível de prontidão mais elevado. Esta manhã, a CMA assinou protocolos com as quatro associações de nadadores salvadores que operam na Freguesia e que vão assegurar a vigilância das praias de 1 de Junho a 30 de Setembro.

Na ocasião, em conjunto com a Protecção Civil Municipal e a Capitania do Porto de Lisboa, foi divulgado o dispositivo operacional para a próxima época balnear e que resulta da conjugação de esforços entre as três entidades.

Assim, no que respeita a meios e recursos, o Programa Praia Protegida 2021 vai contar, pela parte da Autoridade Marítima Nacional, com quatro viaturas tripuladas por militares, a que se somam um viatura todo o terreno e uma moto 4.

A CMA, por sua vez, coloca no terreno 16 nadadores salvadores, seis viaturas todo o terreno e duas moto 4. A estes recursos, acrescem os meios próprios das associações de nadadores salvadores.

Este esforço conjunto visa diminuir o índice de sinistralidade nas praias do concelho e proporcionar um Verão em segurança aos utentes das praias.

Noticias

ILUMINAÇÃO LED TORNA FREGUESIA MAIS AMIGA DO AMBIENTE

ILUMINAÇÃO LED TORNA FREGUESIA
MAIS AMIGA DO AMBIENTE
No âmbito dos novos elementos de iluminação que estão a ser instalados na Freguesia, já se encontram a funcionar os candeeiros com tecnologia LED na Praça da Liberdade, inicio da Rua dos Pescadores, parte do paredão da Frente Urbana de Praias e Parque Atlântico.
Ao todo, são 154 novas instalações de LED, 105 das quais no paredão e Parque Atlântico e 49 na Praça da Liberdade e na Rua dos Pescadores.
As lâmpadas LED são significativamente mais eficientes em termos energéticos do que as lâmpadas incandescentes equivalentes e podem ser significativamente mais eficientes do que a maioria das lâmpadas fluorescentes.
As lâmpadas LED (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz) proporcionam até 80% de economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa.
Por outro lado, em função de sua longa vida útil, a manutenção é bem menor, representando menores custos.
MAIS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
REDUÇÃO DE CONSUMO
MELHOR AMBIENTE
Noticias

JUNTA ASSOCIA-SE AO MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS…

JUNTA ASSOCIA-SE AO MÊS DA PREVENÇÃO
DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA
No decorrer de Abril, assinala-se o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e para assinalar esta campanha que decorre em numerosos países, a Junta de Freguesia instalou dois laços azuis, um no topo do chafariz na Praça da Liberdade e outro na zona exterior da sede da autarquia.
A campanha do Laço Azul começou em 1989 por uma avó que desta forma decidiu homenagear um neto vítima de maus tratos.
Rapidamente se expandiu e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de Abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.
A identificação adequada e precoce bem como a acção efectiva e concertada por parte dos profissionais que contactam com a criança e jovem, é fundamental para a redução do problema.
A Junta de Freguesia não pode deixar de fazer eco desta realidade e de apelar a uma ainda maior intervenção por parte de todos , no processo de identificação e de intervenção nas situações de maus-tratos na infância.
PREVENIR É A MELHOR FORMA DE COMBATER A VIOLÊNCIA
Noticias

NOVAS ÁRVORES E FLOREIRAS

NOVAS ÁRVORES E FLOREIRAS
A plantação de novas espécies prossegue a bom ritmo. Hoje foi concluída a plantação de mais árvores e duas floreiras, na Av da República, junto à Rua dos Pescadores, assim como na Praça da Liberdade.

Noticias

Homem encontrado com “diversos ferimentos” de faca. Suspeito foi…

m homem de 44 anos foi detido, esta segunda-feira, pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Setúbal, através do Posto da Costa da Caparica, por ofensas à integridade física na localidade da Fonte da Telha, no concelho de Almada.

Na sequência de uma denúncia que “dava conta de agressões com recurso a armas brancas”, explica uma nota enviada às redações, os militares da Guarda deslocaram-se ao local tendo “encontrado a vítima, um homem de 44 anos, com diversos ferimentos”.

Ler mais: https://www.noticiasaominuto.com/pais/1716393/homem-encontrado-com-diversos-ferimentos-de-faca-suspeito-foi-detido

Noticias

Dr. Bernard abre gelataria em parceria com a Gelato…

Há um total de 10 sabores diferentes, sendo que vão alterando em função da sazonalidade dos ingredientes e produção artesanal.

Ler mais: https://echoboomer.pt/dr-bernard-gelataria-gelato-davvero-costa-da-caparica/?fbclid=IwAR1ahzGRPn2RssFNueCYNPtCL-1sfcBaSzQ_uVvkzevIIpuVROAvfiNwflc

Noticias

Com covid em terra, os pescadores continuam a ir…

Calita começou miúdo na arte xávega nas praias da Caparica. Aos 50 anos, com o corpo a pedir reforma, continua a viver da pesca artesanal. Esteve quase três meses sem ir ao mar, por causa das alforrecas e do mau tempo. Mas a pandemia nunca o impediu de pescar na sua Rainha dos Mares.

Ler mais: https://www.dn.pt/sociedade/com-covid-em-terra-os-pescadores-continuam-a-ir-ao-mar-13478091.html

Noticias

LIMPEZA DO AREAL NAS PRAIAS E NO PAREDÃO

LIMPEZA DO AREAL NAS PRAIAS E NO PAREDÃO
Encontram-se a decorrer trabalhos de remoção de detritos e limpeza do areal em toda a extensão de praias da Freguesia.
Esta intervenção ambiental, já se encontra concluída na Avenida 1 de Maio, na Fonte da Telha e na zona do Parque Atlântico, na Frente Urbana de Praias, e nos próximos dois dias vai abranger todo o areal das praias e do paredão.
PROTEJA O AMBIENTE
NÃO DEPOSITE LIXO NO AREAL
TODAS AS PRAIAS POSSUEM CONTENTORES PRÓPRIOS PARA LIXO
Noticias

A ponte que nunca existiu

A ponte que nunca existiu
“Elegante” Projecto da Ponte de Lisboa a Cacilhas.
Depois de 1910, circulou esta litografia colorida de autor e datas desconhecidos. Como estandarte propagandístico republicano, a visão de progresso era veiculada pela imagem da tão desejada ponte ligando Lisboa à Outra Banda. Para além de circulação rodoviária e pedonal, nesta ponte de tabuleiro único, constituída por uma sucessão de arcos de volta perfeita, circulariam também carros eléctricos da CARRIS
Na imagem, sobre a ponte, a bandeira nacional simbolicamente desfraldada num céu cruzado por aeronaves. O cenário de desenvolvimento é complementado por um intenso tráfego fluvial, onde transatlânticos a vapor se cruzam com embarcações tradicionais que transportam todo o género de mercadoria” in Museu de Lisboa

Gráfico gentilmente concedido pelo grupo: COSTA DA CAPARICA LIVRE
Noticias

LEVANTAMENTO GRADUAL E FASEADO DAS MEDIDAS DE CONFINAMENTO

LEVANTAMENTO GRADUAL E FASEADO DAS MEDIDAS DE CONFINAMENTO
Considerando que deixa de ser vedada e permanência em parques, jardins, espaços verdes e espaços de lazer, bancos de jardim e similares, o Município de Almada decidiu iniciar o processo de levantamento das medidas restritivas, de forma gradual e lenta.
Na freguesia aplicam-se as seguintes medidas:
– O levantamento da proibição de permanência em parques, jardins, espaços verdes e outros espaços de lazer, em particular o Parque Urbano da Costa da Caparica;
– O levantamento da interdição do paredão e das respetivas praias anexas da frente urbana da Costa da Caparica, entre a Praia do Norte e Nova Praia
– A manutenção da interdição dos parques ou lugares de estacionamento automóvel das praias urbanas e do Parque Urbano.
– A retirada da vedação dos bancos de jardim, parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva individual.
– A manutenção da interdição das instalações desportivas para a prática de desporto coletivo.
Atendendo as novas medidas, a Junta de Freguesia apela ao cumprimento da distância de segurança, da utilização dos equipamentos de proteção individual e dos corredores de circulação no paredão.
Estas medidas serão reavaliadas regularmente a cada quinze dias, na Comissão Municipal de Proteção Civil ou sempre que se mostrar necessário. Relembre-se ainda a permanência do Estado de Emergência.
Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica