Noticias

Noticias

Amianto atrasa demolições em bairro de Almada

O prazo para demolir as cerca de 80 casas no Bairro do 2º Torrão, na Trafaria, no concelho de Almada, terminou esta quinta-feira. No entanto, o processo não ficou concluído. Há cinco casas que aguardam autorização de entidades ambientais para serem demolidas por conterem amianto. Terão de ser demolidas por uma empresa especializada. Há também o caso de moradores que continuam a recusar sair e que, esta quinta-feira, se exaltaram. Entretanto, o Tribunal Administrativo de Almada aceitou quatro providências cautelares de moradores e, para já, estas casas não serão demolidas.

Ler mais.: https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/amianto-atrasa-demolicoes-em-bairro-de-almada

Noticias

Demolições no Segundo Torrão terminam hoje e Protecção Civil…

CDU mostra-se compreensiva com decisão de demolição, mas exige relatório sobre quantas pessoas foram, de facto, realojadas 

Termina hoje a demolição das 83 casas clandestinas em perigo de derrocada no Bairro do Segundo Torrão, na Trafaria, onde residiam 60 famílias. Está previsto que a operação decorra ainda na parte da tarde e, cerca das 18h00, será realizado um briefing pela Protecção Civil Municipal de Almada sobre toda a intervenção e qual o número de pessoas que foram realojadas em habitações ou em unidades hoteleiras no concelho ou nas imediações.

Ler mais: https://osetubalense.com/ultimas/2022/10/06/demolicoes-no-segundo-torrao-terminam-hoje-e-proteccao-civil-de-almada-afirma-que-processo-tem-sido-tranquilo/

Noticias

Há greve a 19 e 20 de outubro no…

Os funcionários do Metro Transportes do Sul (MTS) vão estar em greve nos dias 19 e 20 de outubro (quarta e quinta-feira, respetivamente). A empresa opera nos concelhos de Almada e Seixal. A paralisação também prevê que entre a meia-noite de 17 para 18 de outubro e a meia-noite de 20 para 21 os trabalhadores não farão trabalho suplementar, incluindo nos dias de descanso semanal. Também não irão cumprir horários superiores a oito horas diárias.

Ler mais: https://www.nit.pt/fora-de-casa/na-cidade/metro-sul-tejo-que-opera-em-almada-e-seixal-vai-estar-em-greve-19-e-20-de-outubro

Noticias

Providência cautelar trava demolição de casa num bairro de…

O Tribunal Administrativo de Almada aceitou uma providência cautelar remetida por uma moradora contra a demolição da sua casa, no bairro de lata do Segundo Torrão, em Almada. A informação foi prestada por Marina Caboco, advogada da moradora, cuja casa devia ter sido demolida esta quarta-feira.

“Foram remetidas quatro providências cautelares relativas a sete famílias e até agora o Tribunal aceitou uma, determinando a suspensão provisória da demolição da casa de uma moradora”, afirma Marina Caboco. A autarquia tem agora o prazo de dez dias para se pronunciar.

Ler mais: https://www.jn.pt/local/noticias/setubal/almada/providencia-cautelar-trava-demolicao-de-casa-num-bairro-de-lata-15226400.html

Noticias

Trabalhadores da Caetano Formula do Monte da Caparica exigem…

Trabalhadores decidiram convocar greves parciais nos dias 13 e 14 de Outubro, que terão início às 10h30 e que se prolongam por um período de cinco horas

 

Os trabalhadores da Caetano Formula, concessionária de duas marcas de automóveis no Monte da Caparica, em Almada, decidiram hoje em plenário convocar dois dias de greves parciais a 13 e 14 de Outubro por “aumentos salariais de 60 euros”.

Trabalhadores da Caetano Formula do Monte da Caparica exigem aumento de 60 euros

Noticias

Costa da Caparica quer unir forças para denunciar serviço…

Do largo central da freguesia surgiram ideias para levar o protesto à Assembleia da República e a Marcelo Rebelo de Sousa. Amanhã o protesto é em Cacilhas

Cerca de meia centena de pessoas estiveram na manhã de hoje, sábado, em protesto no largo central da Costa da Caparica contra o funcionamento do novo serviço de transportes rodoviários da Carris Metropolitana, efectuado pela operadora Transportes Sul do Tejo (TST). Uma manifestação pacífica, mas onde as vozes zangadas se fizeram ouvir; e surgiram ideias para levar a ‘luta’ até aos ouvidos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fazer chegar as queixas a debate na Assembleia da República, enviar documentos à Procuradoria-Geral da República, contestar junto da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e reforçar protestos junto da Câmara de Almada e Assembleia Municipal.

Ler mais: https://osetubalense.com/ultimas/2022/10/01/costa-da-caparica-quer-unir-forcas-para-denunciar-servico-da-carris-metropolitana-na-localidade/

Noticias

Quatro feridos, dois graves, em choque entre três veículos…

Uma colisão entre três veículos ligeiros no IC20, entre Almada e Costa da Caparica, provocou na noite deste domingo quatro vítimas. De acordo com a proteção civil, duas delas estavam encarceradas.

Do choque resultaram dois feridos graves, transportados para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e dois feridos leves, transportados para os hospitais de Almada e do Barreiro, informou fonte da proteção civil.

O alerta foi dado às 20.39 horas na zona do Funchalinho, perto do Hospital Garcia de Orta.

https://www.jn.pt/local/noticias/setubal/almada/choque-entre-tres-veiculos-provoca-tres-vitimas-em-almada-15218771.html

Noticias

Primeiro dia de demolições no 2.º Torrão correu sem…

Alguns moradores receberam chave de casas e outros foram temporariamente para unidades hoteleiras

A primeira fase da demolição de 83 construções clandestinas, em risco, no Bairro do 2.º Torrão, Trafaria, concelho de Almada, onde residem 60 agregados familiares, começou ontem, sábado, e vai decorrer “sem interrupção até 6 de Outubro”, afirma a vereadora responsável pela Protecção Civil Municipal, Francisca Parreira. “A operação na zona ‘E’ foi cumprida e todas as pessoas que ali moravam tiveram resposta”, acrescenta. No total, as demolições vão incidir em seis zonas.

Ler mais: https://osetubalense.com/ultimas/2022/10/02/almada-primeiro-dia-de-demolicoes-no-2-o-torrao-correu-sem-percalcos-e-moradores-tiveram-resposta/

Noticias

Câmara de Almada inicia sábado demolição de 83 construções…

A demolição de 83 construções clandestinas do bairro do 2.º Torrão e o realojamento temporário de 60 famílias vão decorrer de 1 a 6 de outubro, anunciou esta quinta-feira a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros (PS).

“Nove agregados familiares já estão realojados temporariamente e há mais 27 que já têm uma solução habitacional aceite pelos próprios”, disse a autarca socialista, que falava aos jornalistas em conferência de imprensa no Parque da Paz, em Almada, no distrito de Setúbal.

Segundo Inês de Medeiros, alguns destes moradores que vão ser realojados através do programa Porta de Entrada – Programa de Apoio ao Realojamento Urgente, cofinanciado pelo Instituto da habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), – terão de permanecer alguns dias em unidades hoteleiras de Almada ou de Lisboa, até que sejam formalizados os respetivos contratos e possam ocupar as novas casas.

Câmara de Almada inicia sábado demolição de 83 construções no bairro do 2.º Torrão

Noticias

Agroparque de Almada aposta na criação da marca “Terras…

O primeiro Agroparque do concelho de Almada, no distrito de Setúbal, vai apostar na criação da marca “Terras da Costa e do Mar”. Os produtos saídos da terra ou do mar da Costa de Caparica passam a ter um selo de qualidade do que se produz na região. Podem ser comercializados nos mercados municipais ou em venda direta ao público. Além da zona cultivável o espaço será transformado num parque de lazer, com um centro de interpretação e ciclovias.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/agroparque-de-almada-aposta-na-criacao-da-marca-terras-da-costa-e-do-mar_a1436295

Costa De Caparica

Ajude-nos a divulgar a Costa de Caparica